Em 1924, 14 Sargentos tiveram uma ideia de realizar um fundo, onde cada um deles daria uma quantia em dinheiro e uma soma do valor seria direcionada a Família de Sargentos e Subtenentes em caso de falecimento. Mas para isso, era necessário a criação de uma Associação. Para ser fundada, uma Associação Precaria da Aceitação do Comandante do Batalhão em que os sargentos serviam e do Comandante-Geral. No entanto, ambos ficaram aterrorizados, imaginando que os 14 Sargentos estariam realizando um motim. O Comandante-Geral, em seguida, exigiu que estes Policiais, reestruturassem dentro do Quartel,pois ali estariam fiscalizados. Mesmo com as dificuldades iniciais encontradas, os sargentos resolveram manter essa Associação nos moldes estabelecidos pelo Comando, pois era unicamente e exclusiva para ajudar Familiares de Polímeros Militares. Depois de uma longa jornada e alguns empecilhos, o Sargento Mazolene, idealizador da Associação, conseguiu junto com o Ministro da Justiça da época para a chegada à Associação.
A Aspom é uma Entidade Sem Fins Lucrativos, Filantrópica, com um Diário Oficial assinado por Eurico Gaspar Dutra em 1924, que recebe e principalmente realiza doações para Familiares de Sargentos e Subtenentes. Hoje, a Aspom tem em seu corpo funcional 32 diretores, que são divididos em Diretoria Executiva, que realizam uma vez por semana e Conselho Fiscal, que realizam uma vez por mês, Além dos nomeados. O Presidente da Aspom e Subtenente Reformado Levi Meireles. Associado a Aspom desde 1983, além do Associado da Caixa Beneficente, ele foi Diretor da Entidade por primeira vez em 1989 , na função de suplente do segundo tesoureiro, Além do diretor de esportes, já que Meireles tem uma carreira dentro da corporação ligada a esportes, onde foi eleito pelo Comandante-Geral em 1972 , o melhor Atleta da Polícia. Sem querer se envolver com política, Levi Meireles deixou a Aspom e foi cuidar de sua vida pessoal depois de reformado. Formou-se em Relações Públicas e Adestramento de Cães e Voltou para á Aspom a convite do então Presidente Iris Barbosa Queiroz em 2007 como Diretor de Relações Públicas. Em 2010, Meireles se candidatou a Presidente da Aspom e venceu com 72% dos votos. Foi reeleito ainda em diversos anos sendo o presidente que persiste por mais tempo no cargo.
Hoje, a Aspom realiza diversas atividades em sua sede. Aos domingos são realizadas as “Domingueiras da Aspom”, com Shows de Diferentes Bandas. Há ainda os “Bailes Flashback” Além do recurso de lazer, a Aspom conta com o Serviço de Aulas de Dança, Cursos de Preparação, Assistência Jurídica e Assistência Médica.
Explore Agora